- Área: 240 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ben Hosking
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma residência composta por um conjunto de ambientes que são abertos ou fechados variando conforme o diálogo com a paisagem.
Foram criadas relações revitalizadoras entre a casa e os elementos do seu entorno natural. As aberturas na fachada, com diferentes escalas, restabelecem os limites territoriais criando diversas conexões e diálogos entre as edificações vizinhas, as paisagens e as pessoas que as ocupam.
O volume simples composto por materiais simples chama a atenção do espectador principalmente no diz respeito à relação da casa com seu entorno. A residência, em pontos específicos, se abre para criar momentos de porosidade para que habitem as paisagens. Em cada uma destas aberturas é possível encontrar diferentes condições de paisagismo que são respostas únicas à orientação de cada pátio que, por sua vez, abarca as qualidades específicas da luz, ar e proporção espacial. Estas paisagens influenciam no espaço interior adjacente, o qual se expande ou contrai em diálogo com a mesma e em harmonia com a necessidades funcionais. Os espaços interiores estão abertos e cheios de luz.
A materialidade é um detalhe, frequentemente, muito simplificado ou muito complicado. Uma madeira serrada à mão é utilizada no exterior e revela uma qualidade do material nativo que, com frequência, se perde durante a fabricação. Este limite áspero enfatiza a variação natural do material. Ao mover-se pela casa, a textura do material muda e os volumes se abrem e encontram os espaços ajardinados que marcam o pátio. A opacidade abre caminho para transparência e a privacidade para a abertura e inclusão.