- Área: 11288 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:do mal o menos
-
Fabricantes: Navarra, ROOFZIP, Robbialac
Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização da antiga Fábrica Topázio resulta da transferência, no final da década de 50 do século passado, da unidade fabril existente na Avenida Emídio Navarro, em plena baixa da cidade de Coimbra, para a Zona Industrial da Pedrulha.
A forte relação do imóvel com a antiga Estrada Nacional 1, actual Rua Manuel Madeira, estabelece-se, maioritariamente, através de um alçado principal estendido ao longo da via, com uma linguagem marcadamente modernista em que se destacam a horizontalidade e a métrica repetitiva, oferecidas pelos vãos e frisos que os emolduram. Em claro contraste, no lado Nascente do alçado, desenha-se o gesto vertical da torre que albergava os Silos, adossado à transparente Sala de Fabrico, e, no extremo oposto, no lado Poente, o remate opaco do corpo principal, em cantaria de pedra calcária, ancorando os mastros institucionais.
A partir da década de 60 os imóveis foram sofrendo sucessivas ampliações que desvirtuaram a primeira composição arquitectónica. Essas ampliações, bem como as sucessivas demolições arbitrárias, tornaram praticamente irreconhecíveis alguns dos limites do projecto e terreno originário.
A distribuição programática implicada pela instalação da nova Sede e Central Logística da Cooperativa de Farmácias Plural levou a intervenções diversas no complexo remanescente: a fachada pública existente é preservada, respeitando-se a partir desta, a cércea, materiais e cores dos acabamentos das novas intervenções, sendo ainda nesta lógica que a Torre dos Silos e a Sala de Fabrico são também reabilitadas; a nova construção que se amarra à fachada principal reabilitada, materializa-se numa linguagem marcadamente contemporânea, que intenta, mais do que criar distâncias de segurança, assumir como possível um compromisso entre dois léxicos, de contágio propositadamente dúbio, entre o antes e o agora.