Descrição enviada pela equipe de projeto. Para comemorar o 25º aniversário do Centro Cultural de Belém de Vittorio Gregotti, —principal centro de arte de Lisboa—, o PROMONTORIO foi convidado a desenhar uma instalação de arquitetura construída em blocos de aglomerado de cortiça reciclada, que também funciona como um cinema ao ar livre durante as noites quentes da cidade.
‘Uma Praça no Verão’ deste ano é uma experiência arquitectónica. Uma combinação de duas salas a céu aberto definidos por uma colunata dupla inacabada, sugerindo ruínas que se interpõem no atravessamento da praça actual. Duas zonas de estar virtualmente abertas a diferentes apropriações, entre as quais, um espaço para ver cinema. Convocam-se assim, simultaneamente, a dimensão ideal da obra e a irremediável realidade da passagem do tempo; uma instalação cuja presença no espaço pretende conduzir a uma experiência emocional e puramente arquitectónica.
O projecto celebra também a singularidade estética deste aglomerado de cortiça, 100% reciclável e produzido a partir da casca do Querqus suber L., essa espécie que nos é tão familiar em Portugal, mas tão rara e especial noutros lugares do mundo.