- Área: 2200 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Helge Eek, Sindre Ellingsen
-
Fabricantes: Aanesland Limtre AS, BS Eurobib AS, Canvas AS, Gilje, Inventum AS, KarlsenFritzoe AS, Norlock AS, SCHULZ SPEYER Bibliothekstechnik AG, Sigdal AS
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova biblioteca em Grimstand tem uma localização central à beira-mar, entre a cidade antiga e o novo centro. A intenção é que a biblioteca não seja apenas um lugar para ler e emprestar livros, mas que o prédio se torne um ponto de encontro social com a oportunidade de sediar uma variedade de eventos culturais sendo acessível para todos.
O contexto funciona como uma importante diretriz para a arquitetura. O edifício serve como uma passagem coberta que conecta a cidade antiga no norte e ao novo centro no sul. Esta passagem é preenchida com um programa público e cultural para todos os habitantes e visitantes.
Um edifício existente no local, juntamente com o baixo orçamento, foram limitantes para o projeto. No entanto, essa limitação foi considerada positiva; a estrutura antiga é parcialmente mantida e serve de base para a nova feita em madeira leve. O volume compacto do edifício tem uma estrutura racional, as armações de madeira são colocadas com um espaçamento de três metros no topo da edificação de concreto existente.
O edifício está organizado em três pavimentos. A biblioteca principal funciona no primeiro andar, com uma área para crianças isolada no segundo. A administração está no térreo. Além disso, o edifício abriga um café, auditório e espaços de exposição. Estes estão próximos aos banheiros, tornando possível fechar esta área para eventos noturnos.
Variando as aberturas verticais voltadas para o norte entre os painéis frontais, leste e oeste - pré-fabricados - cria-se uma fachada dinâmica. Isso retrata o movimento interior, enquanto o edifício dialoga entre o novo e o antigo.