-
Arquitetos: Atelier 1:7
- Área: 152 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jack Lovel
-
Fabricantes: Artdomus, Capral, Falzonal, OLIVARI, Veridian
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma das oito residências térreas tombadas como patrimônio, todas lidas visualmente como um telhado e fachada contínua, o local do projeto compartilha um limite com os vizinhos do norte e do sul.
Respeitando a escala visual e o valor histórico da paisagem urbana, esta extensão proposta mantém a fachada como patrimônio e a chaminé da habitação existente, concebendo um anexo por trás da elevação principal, completamente oculta das vistas da rua. Isso cria uma transição intrigante para o coração do lar, através de um contraste intencional entre o novo e o antigo.
Ao preservar remanescentes da casa original, como quartos e chaminés, e introduzir uma linguagem contemporânea de espaço e materialidade, o resultado é uma solução inovadora e cativante que permite que a luz natural penetre de forma zenital em um estreito corredor.
Esta abordagem permite esculpir a luz solar natural, explorando a continuidade do espaço em outra forma e função reveladora. Uma paleta de materiais refinados e frescos fornecem a tela para uma gama abundante de variação na qualidade e direção da luz. Cada sala se transforma em uma composição de vistas para o céu, o exterior e o interior se tornam uma experiência única.