- Área: 865 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Alda
-
Fabricantes: Cosentino, Artemide, Bamboo Touch, Casa Bath, Marmilatia srl, Marmitalia srl, Mobilform, Officine Fanesi, Pierinelli, Presotto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os princípios clássicos inerentes ao trabalho do arquiteto fundamentam a poética arquitetônica de Palladio 500. Localizado no novo bairro de Santa Maria Golf & Country Club do Panamá, o apartamento faz parte do quinto pavimento de um prédio com vista para o lago Hoyo 9 do campo de golfe.
Um dos principais objetivos era garantir que o programa habitacional fosse desenvolvido em um pavimento e fosse um único espaço aberto que, por sua vez, contasse com ambientes que fossem reconhecidos independentes uns dos outros.
Numa área total de 850 m2, com uma altura generosa de 5m e um sistema estrutural existente de grandes vãos e algumas aberturas de fachada não modificáveis, a primeira decisão foi estabelecer uma sucessão de espaços, baseada na linguagem clássica. Os espaços públicos (sala de estar e sala de jantar) estão localizados em frente, tendo o terraço como pano de fundo; os mais privativos, dormitórios, a cozinha e a área de serviço são deixados na parte posterior.
O programa segue o caminho do sol, o ciclo de luz natural que acompanha o ritual das atividades desenvolvidas ao longo do dia em cada uma das áreas da casa. Do leste, onde a cozinha e a sala de café da manhã estão localizadas, a oeste, onde o bar está localizado. Esse arranjo gera uma planta onde o programa flui de forma simples e organizada, com um movimento contínuo e natural em torno do núcleo de comunicações.
Em uma paleta monocromática de cinza neutro usada em todas as superfícies da casa, paredes de micro-cimento e pisos de pedra cinza natural e bambu cor de mel emergem como um material quente que equilibram esse caráter industrial. No caso da área pública, ela aparece como uma grande superfície horizontal suspensa na laje, leve, flutuante. Nos dormitórios, é utilizado no plano oposto como o tradicional tapete disposto na Hungria. A outra madeira utilizada, o carvalho natural, é reservada para o mobiliário que emerge no espaço.
O trabalho da pedra tem sua máxima expressão nos banheiros. Para cada banheiro, uma plataforma única de mármore grego Volakas foi projetada para esconder as pias. A pia do banheiro de hóspedes foi concebida como uma escultura em um pedaço de mármore de Carrara.
A necessidade dos habitantes de ter um espaço livre onde as lembranças e a decoração eram o resultado de experiências e viagens, permitiu deixar em suas mãos o ornamento. Qualquer outra forma de "ornamento é crime".
Palladio 500 representa o sonho da democracia que, a partir de um centro, cria espaços de diálogo, onde a ideia geral inclui e reúne os elementos que, como habitantes, têm a necessidade de comunicar .