- Área: 700 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Yong Ju Lee Architecture, Kyungsub Shin, Dae Won Lee, Kyung Mo Choi
Banco Raiz é a reinterpretação da proposta vencedora no Hangang Art Competition. Trata-se de um mobiliário público em forma de círculo com 30 metros de diâmetro, instalado na grama, que mostra a forma dinâmica de uma raiz se espalhando por todo o parque. O conceito principal que remete à proposta vencedora é a forma orgânica que parte do centro e cria conectividade espacial. O banco apresenta um estímulo visual pelo forte contraste com o plano de fundo do espaçoso parque ao ar livre e permite que as pessoas descansem nele sentando e encostando nas diferentes alturas existentes.
A peça de arte projetada por algoritmo de computador apresenta a dinamicidade da geometria tridimensional. A estrutura de metal com base de concreto apoia a forma geral como estrutura principal e um deck de madeira a cobre. Ao aplicar tal material para acabamento, o banco torna-se fácil de usar e manter-se como um assento confortável. Além de apresentar a forma completa do círculo, o Banco Raiz funde-se na grama, assim não delimitando o que é instalação artificial e o que faz parte do ambiente natural. Os visitantes podem se comunicar entre si e, ao mesmo tempo, descansarem confortavelmente no espaço e admirar a obra de arte. Há três alturas diferentes no mobiliário: cadeira para criança (250 mm), cadeira para adulto (450 mm) e mesa (75 mm).
Para articular intensamente o espalhamento da forma, o sistema de reação-difusão foi aplicado ao processo de projeto. Este modelo matemático descreve a mudança no espaço e no tempo da concentração de uma ou mais substâncias químicas: reações químicas locais nas quais as substâncias são transformadas umas nas outras e difusão, que faz com que as substâncias se espalhem por uma superfície no espaço. Através do algoritmo, a forma radial em geral é gerada com a fusão do primeiro plano (instalação) com seu plano de fundo (grama).