Descrição enviada pela equipe de projeto. O designer e arquiteto britânico Thomas Wing-Evans criou um pavilhão de som interativo em colaboração com o DX Lab para a Biblioteca Estadual de New South Wales, na Austrália, que utiliza pinturas da coleção da biblioteca e as transforma em música. Localizado do lado de fora da Sala de Leitura Mitchell, no CBD de Sidney, o pavilhão de Wing-Evans apresenta uma estrutura de madeira preta curvada revestida em telhas de alumínio anodizado mate. Trabalhando com o estúdio Sonar Sound, um programa de computador foi desenvolvido para transformar dados visuais em som. As imagens foram analisadas em busca de informações como complexidade, cor, tom e detecção de rosto, e metadados como data, local e assunto.
Esses valores formaram a base de composições geradas por computador. Dentro da estrutura, um mecanismo central exibe uma seleção de pinturas em um rolo, como um feed do Instagram da vida real. Os visitantes podem acionar uma espécie de alça para selecionar uma imagem e ouvir sua paisagem sonora. O áudio multicanal embutido no piso cria uma experiência imersiva que envolve os visitantes e ressoa pela estrutura. O revestimento de metal e a geometria fazem com que o som reverbere, criando um espaço acústico único.
Além de suas qualidades acústicas, minha intenção era criar uma estrutura que fornecesse abrigo, permitindo que os visitantes se sentissem enraizados na cidade e nos elementos naturais. Acima, as telhas abertas se sobrepõem, mantendo a proteção contra a chuva ao mesmo tempo em que a luz do dia entra no espaço.
As aberturas no nível dos olhos permitem que os transeuntes olhem para dentro e os visitantes possam ver desde fora, o que foi fundamental para tornar o espaço acolhedor. À noite, a iluminação áudio-reativa pulsa através do revestimento, atraindo visitantes para experimentar a coleção de pinturas da Biblioteca Estadual de uma maneira inteiramente nova.