- Área: 50 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Maddalena Migliore
-
Fabricantes: Ceramiche Caesar, Cesar Flooring, Duravit, Floos, VELUX Commercial
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é sobre a reinvenção de um edifício histórico de pedra na Sicília, que foi transformado em uma casa familiar pequena, mas criativa, com potencial para se expandir no futuro.
O edifício original remonta ao século XVIII. Totalmente feito de pedra, parece imediatamente "emergir" do solo e se integrar a ele, incorporando em seu volume uma caverna pré-existente e outras características naturais. Isto representa o homem literalmente esculpindo e cavando um lar para si mesmo e sua família, se protegendo com paredes espessas e com pequenas aberturas contra o intenso calor do verão.
O desenho do novo projeto origina-se da ideia de "crescer por dentro". Novas superfícies e volumes delicadamente, mas de forma segura, colonizam o edifício histórico protegido por sua carapaça de pedra e incutem nova vida dentro dele. Os dois permanecem distintos, mas ao mesmo tempo dependem um do outro para sua existência continuada, em um relacionamento quase simbiótico.
O andar inferior, que contém uma cozinha, banheiro, área de estar e quarto das crianças, é uma mistura de espaços de pé-direito simples e duplos, definidos por paredes de concreto e paredes de pedra existentes.
Um novo volume no nível superior foi inserido - proporcionando um quarto principal e um closet - e afastado das paredes originais para criar os espaços de pé-direito duplo naturalmente iluminados por baixo. A forma deste volume, semelhante a um casco, foi concebida para facilitar a ventilação natural e, portanto, eliminar a necessidade de ar condicionado.
Em todo o edifício, nichos, áreas de arrumação ocultas, painéis móveis e móveis personalizados contribuem para que esta casa de 50m² seja uma casa flexível e adaptável.