-
Arquitetos de interiores: E Studio
- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Chao Zhang
-
Fabricantes: HENGLONG, LU GONG PLATES, MARCONY
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Restaurante Meow é um café temático sobre gatos, que explora a diversão espacial. O edifício do café era, primeiramente, um armazém de paredes vermelhas dos anos 1900. Localizado na Butterfield & Swire’s Godowns & Wharf, uma localidade popular na cidade, o café é o lar de 50 gatos e também o lugar ideal para os adoradores desses animais tomarem um café, festejarem e se encontrarem, além de conter também um pequeno salão para seus pets.
Trazendo o conceito do espaço compartilhado, entre os gatos e as pessoas, o desafio deste projeto foi manter o equilíbrio entre os espaços desses dois atores.
Todas as escalas tratadas durante o projeto são relacionadas com gatos. Em resposta às exigências do cliente, os arquitetos do E Studio usaram blocos e plataformas para conectar diferentes espaços remetendo a uma "floresta".
O bloco preto na entrada trata da transição entre o exterior e o interior, enquanto os elementos de madeira de pinus oferecem um espaço para troca de sapatos e lavar as mãos.
O terraço, no meio do primeiro pavimento, foi projetado com a forma de um gato, e apresenta espaços para as pessoas sentarem diferentes daqueles tradicionais, buscando aumentar a interação entre as pessoas e os gatos. Os desníveis do terraço satisfazem os diferentes comportamentos dos clientes e dos gatos.
Baseado nos hábitos felinos, como desfrutar das alturas, os arquitetos incluíram uma casa da árvore no projeto, construindo assim uma plataforma onde os clientes podem desfrutar de vistas interessantes. O teto inclinado também foi pensado de modo a satisfazer tanto o comportamento dos clientes quanto dos gatos. Pode-se fazer uma pausa ou desfrutar de um café dentro da casa da árvore, ou apenas sentar e olhar para o que está acontecendo no andar de baixo e aproveitar cada minuto com os gatos.
A estrutura metálica original do segundo pavimento foi transformada em um espaço para refeições. Neste espaço a forma da mesa ilustra a floresta, enquanto a placa de aço inoxidável na parede imita a ondulação da água. O segundo andar permite que os clientes desfrutem de um ambiente mais confortável e livre, onde diferentes espaços de jantar são organizados, e o efeito visual único contribui para uma experiência não convencional com gatos.
O desenvolvimento do Restaurante e Café Meow revela uma floresta felina moderna, sem usar nenhuma árvore real. Ao pensar neste conceito, o restaurante dá boas vindas a todos que querem aproveitar boas refeições e contatos com os animais.