- Ano: 2017
-
Fotografias:Rafael Gamo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno de 7x14 no bairro Ninõ Jesús surge uma pequena torre de apenas três níveis para se tornar uma sólida peça de barro que se desconstrói diante de sua própria materialidade em finas e quase imperceptíveis tensões de aço.
No seu interior, três planos - madeira, concreto e mármore - aparecem tensionados de um lado a outro criando um par de vazios de múltiplas alturas que serão, futuramente, preenchidos com pátio e jardins, de autoria da própria proprietária.
Suas fachadas interiores insinuam, de maneira quase imperceptível, as condições adjacentes com peças de barro que permitem ou não a passagem de luz para, posteriormente, se tornarem sombras.
Os serviços, as circulações e a grande biblioteca estão agrupados em um elemento vertical que se integra aos muros de contenção para praticamente desaparecer e somente dar corpo ao volume.
Uma peça que, acima de tudo, busca silêncio, síntese, o uso contínuo, repetitivo e quase obsessivo de um único material. Aproveitou-se de maneira estratégica sua "forma" e proporções para fazer desaparecer o concreto da sua estrutura e torná-la quase auto-portante.
Uma peça que procura ser massa e vazio, um volume etéreo que desaparece com a luz e com a sombra; que deixa de ser para que a potente atmosfera que cria esta mulher que tanto admiramos, o habite e o faça seu.