-
Arquitetos: Carl Fredrik Svenstedt Architect | CFSA
- Área: 4370 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Dan Glasser, Hervé Abbadie
-
Fabricantes: Birch, Carl Fredrik Svenstedt, Pierre du Gard, Technal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construir com pedras implica em cavar montanhas. O resultado, imponente e profundo, cria presença com sua materialidade. Neste projeto, implantado próximo à Cistercian Abbaye du Thoronet, a escolha por construir com pedras extraídas de pedreiras romanas coloca o projeto em uma temporalidade ressonante com a paisagem.
Os blocos de pedra foram, um por um, calculados para medirem cinquenta centímetros de espessura e pesarem exatamente uma tonelada. Empilhados, eles formam uma parede de 10 metros de altura. As paredes dilatam, filigranas de puro peso ao sol.
A adega e o centro de visitantes marcam um novo horizonte na paisagem provençal: uma presença mineral ancorada nos vinhedos com vista para o histórico Chateau de Selle. Duas paredes em pedra sólida erguem-se paralelas à estrada e às vinhas. As paredes maciças enquadram o processo de vinificação, abrigando o vinho, o trabalho e os visitantes. As paredes são imponentes e leves, mudando conforme necessário para se tornarem telas porosas, proporcionando vistas, acesso e ventilação.
O edifício é parcialmente afundado no morro, uma construção termicamente inerte otimizada para a vinificação. A inclinação permite um fluxo gravitacional natural e, por consequência, um processo linear coerente, visível a partir do pátio de entrada e das áreas de recepção com vista para a sala dos barris e para o depósito dos tanques de aço.
O sol aquece a superfície da pedra, macia como areia. Os visitantes podem medir-se contra a escala humana dos blocos, perto o suficiente para serem tocados. É um encontro dos sentidos. O que resta são os pinheiros, as vinhas e a montanha.