- Área: 1101 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Igone Lopez Álvarez
-
Fabricantes: Cosentino, Bosch, K-Line France, Roca, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em pleno coração da cidade de Barcelona, a alguns passos da Rambla do Raval, a reforma desenvolvida no edifício promove não só sua renovação, mas também a regeneração do bairro por meio da melhoria das condições de habitabilidade de suas residências e térreos comerciais. Ao mesmo tempo, a intervenção aposta em um desenho moderno e atual para suas residências em contraste com o tipo de construção tradicional dos anos 1900.
O edifício conta com um térreo comercial e quatro pavimentos residenciais. Depois de uma fase inicial de coleta de dados na qual foram avaliadas as condições em que se encontrava o edifício, se analisou, além da capacidade portante dos materiais, as lesões provocadas por diferentes patologias (umidade por capilaridade, infiltrações, crescimento de microorganismos etc) até concluir a estratégia de intervenção que se basearia em duas fases claramente definidas.
Na primeira fase se recuperou a estabilidade estrutural do edifício e as unidades foram adequadas às novas normas, renovando, também, as instalações. A incorporação de reforços nas vigas de madeira e núcleo de escadas e elevadores deram ao edifício a rigidez necessária demandada pelo código. Por outro lado, foram reforçadas também as lajes, típicas da construção catalã, formadas por abóbodas de alvenaria suportadas por vigas de madeira, para reduzir os solavancos produzidos pelo tempo. Por último se reconstruiu a cobertura para eliminar os problemas de umidade por infiltração e dotar o edifício de um espaço externo para interagir com o resto da comunidade.
Na segunda, desenvolveu-se uma proposta personalizada para cada uma das residências, derrubando algumas divisórias para adaptar a distribuição do espaço a partir do código de acessibilidade e introduzir funcionalidade e desenho às novas propostas através de ambientes amplos e diáfanos. A organização espacial existente, escura e insalubre, impedia que a luz e o ar percorressem livremente os cômodos dos apartamentos.
A proposta para os acabamentos internos foi inspirada em cores suaves e texturas aconchegantes como a madeira do piso e a marcenaria, contrapondo-se à modernidade do mobiliário escolhido. Tal proposta potencializa a sensação de claridade e conforto sem perder a funcionalidade e modernidade em seu desenho de interiores.