- Área: 165 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Patricia Forcen Scheu
-
Fabricantes: Breinco, LAND-PORCELANICO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência é um projeto que procura responder a numerosas condições dadas desde o início pelas proprietárias, uma mãe e sua filha. A moradia está localizada sobre um pequeno terreno deixado por uma residência dos anos 50. Um enclave paisagístico caracterizado pela estrutura agrária criada pelo rio Segura na sua passagem através da cidade de Múrcia.
Nessa antiga moradia, cresceu uma família de oito filhos, por isso as condições de partida estavam orientadas principalmente a uma definição do espaço diurno da nova casa; este deveria ser capaz de alojar numerosas reuniões familiares. Por outro lado, a posição da área noturna da moradia foi também uma premissa que, junto ao acesso, condicionava a estruturação do projeto.
A formalização surge da reflexão do conceito de recinto e de como recinto e moradia podem pertencer a uma mesma estrutura fazendo com que os espaços fechados e abertos sejam misturados se as necessidades programáticas assim requererem. O volume fecha todo o perímetro do terreno, deixando um único ponto aberto para criar o acesso. A porta converte-se então, em um reflexo das encontradas nas moradias da região, onde este elemento se materializa com vidro e madeira, fazendo com que ela se torne, durante o dia, uma grande janela para a rua e, durante a noite, um mecanismo de segurança.
Dada esta forma de realizar o trabalho, obteve-se um resultado hermético e introvertido o que nos dava resposta a uma condição de segurança necessária no entorno onde se localiza e também nos ajudava a entender como um terreno de dimensões reduzidas poderia se relacionar com um entorno paisagístico muito rico; isto é feito por meio da contemplação do volume superior, como se ele fosse um mirante.