-
Arquitetos: aflalo/gasperini arquitetos
- Área: 41864 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ana Mello, Pedro Mascaro
-
Fabricantes: Ace Revestiemento, Alianças Fundações, Artnobel Pinturas, Boreal Pinturas, Caciel Industria e Comércio, Creative Wall Comércio, Deca, Estúdio Bela Imobiliário Urbano Eirell, Glasses Vidros de Segurança, Grupo Perficon, Integral Impermeabilização e Construção Civil, Isar Revestimentos Acústicos, L.Sant’Angelo Pinturas, Lisonda Engenharias e Construções, Luxalum Esquadrias Especiais de Alumínio, PHMEC Manutenção de Máquinas Industriais, Pinturas Triângulo, Pisoleve, Python Construções metálicas, RCD Equipamentos Blindados, +4
Descrição enviada pela equipe de projeto. São Paulo, outubro de 2018 - O escritório aflalo/gasperini assina o novo projeto da escola internacional Avenues: The World School, em um ponto arborizado e tranquilo no bairro Cidade Jardim, na capital Paulista. A unidade de São Paulo, inaugurada em agosto, é a segunda no mundo e é composta por ambientes sustentáveis, agradáveis e que incentivam a criatividade dos alunos.
O desafio do projeto foi transformar uma estrutura existente de um edifício de escritórios em uma escola com programa diversificado, dinâmico e interligado. A solução arquitetônica foi o retrofit do prédio com a distribuição das diferentes séries do ensino fundamental e médio nos andares, criando espaços internos que permitem a visualização e circulação entre os pavimentos, para incentivar a comunicação e troca de experiências entre os alunos de diferentes idades.
Para áreas de atividades complementares foi acrescentado um novo edifício adjacente com espaços para teatro, ginásio, um pátio coberto, quadras e praças descobertas. O diálogo do novo com o existente possibilitou uma maior proximidade e integração entre os andares das salas de aulas e os espaços de uso comum.
A sequência de volumes em diferentes alturas cria um acesso direto a áreas externas em diferentes níveis do edifício, enaltecendo a relação interior e exterior na escola. As coberturas do edifício - ocupadas com quadras e terraços - possuem vista magnífica do skyline de São Paulo. “A intenção dos espaços de lazer nas coberturas foi criar uma conexão da criança com a cidade, para que o contato com o ambiente externo seja também usado como espaço lúdico de aprendizado”, explica José Luiz Lemos, sócio-diretor do aflalo/gasperini.
Nos espaços internos foram projetados ambientes com qualidade ambiental, com jardins internos, pés direitos duplos, cores e interação lúdica com a arquitetura, para oferecer uma dinâmica diferenciada ao projeto. Áreas comuns e de passagem são usadas para aprendizagem e projetos interdisciplinares, como a escada de madeira que também tem função de arquibancada.
Nos refeitórios é possível ver as estruturas do local, pensadas de modo a instigar e incentivar a curiosidade das crianças, assim como cada detalhe da escola, que tem sua decoração interna assinada pelo escritório de arquitetura DM/AM. “Os trabalhos paisagísticos, arquitetônicos e de interiores formam um tripé essencial para a escola. Eles se complementam e emolduram um ao outro ao trazer qualidade para os espaços” complementa José Luiz.
A fachada realça o contraste da construção existente com a nova. Nas salas de aula, brises horizontais protegem o edifício de iluminação direta e bandejas de luz internas potencializam a iluminação natural. Nas áreas comuns, chapas de tela metálica perfurada garantem a proteção solar e ventilação natural necessária, além de uniformizar a volumetria e conferir um caráter contemporâneo à arquitetura.