- Área: 96 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Darius Petrulaitis, Norbert Tukaj
-
Fabricantes: Carpyen, Muuto, Papadatos, Vibia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como se estivesse suspensa nas paredes históricas dos depósitos de munição, a casa faz parte do bairro Rasų, localizado no Parque Regional Pavilniai. Aqui as casas de silhuetas que remetem ao arquétipo tradicional harmoniosamente se misturam com o meio ambiente. As grandes aberturas têm vista para as encostas e vales do parque regional, enchendo os espaços internos com paisagens deslumbrantes.
Foi essa paisagem que orientou o conceito para os ambientes internos, com a ideia do bairro que se funde com os ambientes, criando um elo ininterrupto entre o exterior e o interior, e talvez permitindo uma certa dominação da natureza sobre a arquitetura. Dessa forma, foi concebido um interior seguindo as formas arquitetônicas concebidas. Os elementos desses espaços internos buscam apenas trazer e enfatizar as proporções existentes da casa, que são especialmente distintas no primeiro andar.
Esta casa de 96 m², com dois andares, é destinada a uma família jovem de quatro pessoas, e nos lembra o arranjo japonês dos espaços. Portanto, ao resolver a estrutura funcional da casa, é dado máximo de espaço ao armazenamento, e as soluções funcionais possuem um design e uma materialidade minimalistas. É por isso que às vezes não é fácil dizer se você está em frente a uma porta para outro ambiente, uma porta de um armário ou se é apenas um acabamento de parede.
O andar térreo tem quartos e um banheiro. O primeiro andar possui uma sala de estar com cozinha. A cozinha é projetada como um volume separado e mais baixo, com uma "cobertura" para qualquer um sentar-se confortavelmente, ler livros ou brincar com jogos infantis. Este volume alude a um grande fogão encontrado em cabanas de floresta de conto de fadas.
A parte externa dos espaços internos é branca do chão ao teto para emoldurar o ambiente. A maioria dos elementos sólidos e decorativos do mobiliário é construída a partir de painéis de pinho CLT. Aqui a madeira natural não é uma escolha aleatória, mas representa a continuidade. As estruturas de concreto da casa são pintadas de branco para preservar a textura do concreto, enfatizando o sentido do tato.