- Área: 400 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Sachin Bandukwala
-
Fabricantes: -, Atlas Schindler, Domal, Jaquar Artize, Saint-Gobain, Signify, piccolo, sonya ceramic, tipwood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência é um experimento para viver verticalmente. Um bangalô típico de 400 m2 é compactado em um terreno de 6,5 x 12,5 m, o que obriga o programa a subir cinco pavimentos em vez de estender-se no solo. Apesar dos níveis empilhados, o desenho gera a experiência de viver em uma casa, com uma diversidade de tipos espaciais. Ao mesmo tempo, aproveita-se os benefícios de se movimentar verticalmente com serviços organizados de maneira eficiente, vistas de toda a cidade e ventilação cruzada potencializada.
Uma estrutura de concreto proporciona o esqueleto do projeto, enquanto a circulação vertical central permite aberturas em todos os lados e uma entrada exterior para cada habitação. As paredes envolvem os espaços interiores, enquanto as varandas movem-se ao redor de cada pavimento para abrirem-se às novas vistas. As habitações são tratadas como bolsões dentro da estrutura maior, o que minimiza a necessidade de ar-condicionado e mantém a conexão ao exterior. Enquanto as varandas trazem um espaço em esquina exterior para o dormitório, as janelas perfuradas ao redor da parede criam uma experiência íntima, cuja vista profundamente protegida é exposta somente quando se está sentado.
O desenho está baseado em dois fundamentos: remeter a uma casa, não a uma torre, e o uso da verticalidade para uma construção eficiente e sensível ao clima. A escada central, crucial para ambos, é o núcleo da casa. Cada ambiente se abre desde ali e se move direção à ela. No primeiro e quarto pavimento, os painéis de vidro revelam a escada e a envolvem dentro das habitações. Como elemento de refrigeração passiva, a escala semi-aberta faz com que o ar entre no interior da casa, enquanto a ventilação em cada habitação pode ser controlada abrindo janelas. Desde o nível do solo até o segundo nível, uma tela cerâmica filtra a luz na escada, tornando-a privativa e protegendo-a da água da chuva.