- Área: 158 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Marcos Vilas Boas
-
Fabricantes: Geraldino Silva, Onduline, carpintaria Valdir Paulino
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa refúgio foi o nome que demos a essa casa peculiar, tão alta e isolada que parece mais próxima ao céu e aos pássaros do que ao chão e seus carros, condição muito única numa metrópole como São Paulo.
No topo de um terreno em aclive, com mais de 16 metros de desnível, encontramos uma casa térrea em ruínas, construída nos anos 50. A escalada de mais de 13 metros de altura para chegar na cota de implantação da casa se dá por uma longa escada tortuosa subindo entre uma serie de muros de arrimo.
Solicitamos a um engenheiro civil uma avaliação sobre a condição destes muros de arrimo. A avaliação técnica constatou que estes elementos estavam estáveis, porém deveríamos considerar algumas diretrizes para o projeto: não sobrecarregar os muros de arrimo ou paredes da casa existente, não demolir ou alterar os arrimos e evitar novas fundações que pudessem desestabilizar muros e estruturas existentes.
A proposta para o projeto de reforma nasceu então do entendimento das condições e restrições do terreno assim como do entendimento de suas potencialidades e poéticas.
Uma vez que o telhado da casa existente, de telha cerâmica e estrutura de madeira, estava todo apodrecido e precisava ser inteiramente substituído, decidimos refazer o telhado um pouco mais alto que o existente, de forma a criar um mezanino central dentro da cobertura. Este novo telhado foi projetado em estrutura de madeira com fechamentos leves apoiado nas paredes existentes sem sobrecarregá-las.
O mezanino foi projetado em uma cota que possibilitou a integração deste novo pavimento da casa ao último platô do terreno. Optamos em colocar nesta nova área a parte social da casa (sala e cozinha integrados) uma vez que este espaço abre-se de um lado para uma das vistas mais bonitas e privilegiadas da cidade e do outro para um páteo e jardim mais intimista.
No pavimento inferior foi instalada a área íntima (quartos, banheiros e escritório), aproveitando algumas subdivisões de alvenaria já existentes.