- Área: 368 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Naos, VIEITES Hnos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência entre empenas está localizada em um condomínio fechado da cidade de Córdoba. Ela foi pensada para um casal de profissionais de meia idade e seus dois filhos pequenos. O programa de necessidades foi feito no escritório do cliente, uma casa de tijolo à vista feita pelo arquiteto Togo Díaz, a qual foi o ponto de partida deste projeto.
Uma família que tenta fugir da lógica sistêmica, com uma dinâmica de pais muito presentes que buscam na simplicidade a calma da realidade.
A casa foi construída em dois níveis, um térreo, materializado com uma parede dupla - uma interna feita de tijolos cerâmicos e outra externa feita com tijolos à vista quase completamente fechada para a frente, de orientação oeste.
A garagem estava localizada em um dos volumes que compõem o pavimento superior. No interior, um hall de entrada distribui o acesso para a área social ou para a privativa. Um pátio interno conecta visualmente - mas ao mesmo tempo separa espacialmente - a cozinha, do ponto de encontro dos pais, da sala de jogos onde as crianças passam grande parte do dia. Tanto a cozinha quanto a sala de jantar são conectadas através de grandes janelas voltadas para uma espécie de galeria que representa um espaço importante para essa família.
Depois da cozinha, em direção à parte posterior do terreno, projeta-se um volume estreito que contém os serviços, lavanderia, banheiro para piscina e depósito.
O pavimento superior, como o térreo, é materializado com paredes duplas, mas desta vez ambas são feitas de tijolos cerâmicos e acabamentos exteriores em revestimento de plástico branco.
Em frente a escada está localizado um estúdio e um banheiro, atrás estão os três dormitórios com vistas para as pequenas montanhas. A suíte expande-se para o terraço que é protegido do sul através do volume do banheiro com a mesma linguagem dos serviços no térreo.