- Ano: 2018
-
Fotografias:Andy Macpherson Studio, Mindi Cooke
-
Fabricantes: CDK stone, Elton Group, Evaneer Romano, Marble Plus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas em um terreno compacto com pouco mais de 500 m2 ao longo da deslumbrante praia de Gold Coast, esses apartamentos foram projetados para ocupar um andar inteiro, com amplas áreas de estar localizadas na extremidade norte do prédio para dar aos moradores vistas ininterruptas do oceano. A partir do ambiente natural circundante, uma série de cascas de concreto dobráveis contornam as fachadas norte e sul do edifício inspiradas pelas fendas naturais da formação rochosa adjacente. Estas assumem um importante papel gerando camadas dentro das fachadas que controlam a privacidade para os dormitórios ao longo da borda do edifício. As alturas dos peitoris das áreas de estar são diminuídas.
Grande parte da arquitetura praieira de Queensland é caracterizada por amplas varandas, caminhos abertos e uma conexão com o ambiente ao ar livre. A função da varanda da casa de praia é fornecer um limiar entre o espaço coberto interior e as condições expostas da praia além de permitir uma extensão do espaço que é externo, mas protegido. A resposta formal do edifício foi gerada por seu aspecto e perspectiva em relação a sua orientação nordeste. Zonas de funcionamento operáveis foram localizadas ao longo dessa borda para maximizar a conexão com o contexto costeiro. Cada habitação foi projetada para incentivar e permitir o controle passivo do clima e maximizar a eficiência energética do edifício através de luz natural, ventilação e proteção solar.
Grandes portas de correr ao leste, painéis articulados ao norte e aberturas ao sul e ao oeste podem ser abertos ou fechados para se adequarem às condições ambientais e estações além de permitir a ventilação cruzada durante todo o ano. Corredores se abrem para uma varanda posterior protegida permitindo a ventilação cruzada através do edifício em todos os momentos. A proteção solar é obtida através de extensões das lajes ao longo das fachadas norte e leste que sombreiam a fachada. A fachada oeste é protegida do chão ao teto para evitar o calor do sol da tarde. Uso de materiais naturais e crus dão uma honestidade ao edifício e uma durabilidade que é apropriada para a sua proximidade com o oceano.