- Área: 320 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Miguel Coelho
-
Fabricantes: CIN, Cortizo, Recer, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia está localizada numa zona sossegada de Santa Maria da Feira (norte de Portugal) cercada por árvores. Esta moradia foi concebida com a intenção de proteger seus proprietários de uma envolvente desorganizada e descaracterizada. A floresta de carvalhos a leste pertencente ao cliente permite criar uma área idílica em face do terreno circundante. O programa é desenvolvido praticamente num único pavimento, apenas o escritório em mezanino voltado para a zona social está num piso superior.
A casa tem a forma de um “?”, Que permite organizar o seu programa funcional voltado para um pátio aberto para a floresta de carvalhos, para onde estão voltados quase todos os vãos da moradia, assegurando iluminação e perspectivas, mantendo a privacidade dos moradores. Apenas os sanitários possuem pátios privados. A zona social da moradia forma um espaço aberto, que pode ser livremente dividido e fechado graças a paredes/painéis deslizantes. A forma complexa da cobertura em concreto/betão armado foi ajustada e calibrada em obra.
A preparação de todos os elementos que compõem a moradia exigiu elevada precisão e habilidade para conjugar elementos concebidos para uma geometria regular aplicada a um jogo de planos sem paralelismo ou perpendicularidade para desespero do construtor...
A forma da cobertura conjuga e comunga com os restantes planos das fachadas funcionando como uma única entidade/pele que envolve toda a habitação , conjugando com a luz de forma a enfatizar sua forma original.