- Área: 888 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Adrien Williams
-
Fabricantes: Alumilex, Caesarstone, Ceragres, Legrand
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma montanha em Eastern Townships, essa cabana é baseada em seu conceito de intemporalidade e minimalismo. Por causa de sua forma angular, o projeto visa destacar a beleza da paisagem circundante. Ele aproveita a camada rochosa para ancorar suas fundações de concreto áspero, sobre as quais repousam dois volumes que avançam em direção ao topo das árvores.
O primeiro módulo contém as áreas de estar, enquanto o segundo abriga os dois dormitórios. Ao acompanhar a inclinação natural do solo, seus telhados inclinados reforçam a sensação de deslizar sobre o penhasco. A entrada forma um espaço intermediário entre os módulos que são orientados de maneira diferente um do outro.
Os telhados projetados na fachada sul enfatizam a vista e limitam o ganho solar durante a estação quente. Ao lado, uma plataforma de madeira localizada na continuação da cozinha está voltada a oeste em direção ao pôr do sol. O uso de madeira queimada nas fachadas e placas pré-tecidas resulta em uma paleta natural para a envolvente.
No interior, a vista panorâmica torna-se o ponto focal dos espaços de estar e do dormitório principal. No chão, cerâmicas com acabamento de concreto unem todos os espaços e lembram o revestimento natural das fundações. Ao melhorar a paisagem, o projeto considera a cabana como um espaço mínimo e contemplativo, convidando à tranquilidade.