-
Arquitetos: Fran Silvestre Arquitectos
- Área: 350 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Acor, Arco, Betacryl, Punt Mobles
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma paisagem rodeada por jardins consolidados, um terreno elevado e alongado com vista para o mar e uma agradável brisa constituem o oportuno ponto de partida para essa história.
Três elementos configuram o projeto. Uma cobertura extrudada na direção longitudinal do terreno em forma de "T" compõe a estrutura embaixo da qual encontra-se o espaço habitável. Esta geometria permite que o usuário sinta a brisa do mar ao mesmo tempo em que está protegido dos olhares alheios, buscando a sensação de viver sem vizinhos, ajudando a controlar o sol do sul durante o verão e permite sua entrada no inverno. A cobertura transitável transforma-se em uma espécie de belvedere que utiliza toda a superfície do terreno.
Um único volume abriga a estrutura e distribui os espaços filtrando a privacidade, abrindo possibilidade na forma de circular e de usar o espaço. A sala principal, sob a sombra do balanço, foi disposta em continuidade com o exterior. O interior inclui as peças úmidas e limita a escala das áreas noturnas que estão na parte mais tranquila do jardim. O estúdio se abre para a esquina com as melhores vistas.
Estes dois elementos, cobertura e volume, são depositados sobre a base de pedra na qual são encaixados o espelho d'água e o restante dos usos da casa, dando lugar ao terceiro elemento. Estes espaços se adaptam ao desnível natural que existe no terreno.