Descrição enviada pela equipe de projeto. A criação de uma pista de skate sob o viaduto fazia parte do plano de reconstrução de um Garden Ring (uma avenida circular ao redor do centro de Moscou). Antes da reconstrução, esse lugar era usado como estacionamento. Assim, sempre foi bastante abandonado e sem equipamentos. O local está situado perto da estação de metrô e do parque central, o que o tornou perfeito para transformá-lo em uma pista de skate. Agora, este espaço público faz parte da vida social de Moscou e é um novo ponto de encontro para os jovens.
Por ordem do governo de Moscou, a Strelka KB, a STRELKA Architects e a Snøhetta, em cooperação com a “Federação de Skate” e a “Tsekh” (empresa russa que produz e testa equipamentos para pistas de skate) criaram um novo ponto de atração para skatistas. O local, sob o viaduto, é bem pequeno e há duas rodovias em ambos os lados. É por isso que foram feitas cercas altas com redes de segurança. O novo espaço público tornou-se imediatamente popular entre skatistas e jovens e os espaços próximos ao viaduto Krimsky estão sempre lotados - perto da estação de metrô Park Kultury e no cruzamento de várias rotas de pedestres. Apenas uma zona sob o viaduto permanece deserta, onde costumava haver estacionamento.
A ideia de uma pista de skate naquele local surgiu no escritório norueguês Snøhetta, que trabalhava em parte do Garden Ring. Para finalizar o projeto da Strelka Architects, eles recorreram à Federação de Skate e à equipe da Tsekh, que projeta skates há 10 anos. Foram os profissionais que sugeriram não fazer elementos em grande escala e que levasse a grandes acelerações, características de pistas skate mais sérias, mas sim criar uma plataforma simples para iniciantes, já que este é um lugar tão transitório.
O anfiteatro de dois níveis com degraus e elementos universais é adequado para iniciantes e para aqueles que querem andar e praticar as manobras. Para se livrar da monótona cor cinza, o piso foi preenchido de concreto colorido especial. Aqui você pode andar de skate o ano todo porque o viaduto protege da chuva e do sol. O local foi criado tendo em mente a Praça Krymskaya, onde muitos já andam de skate em Moscou ou tentam aprender. O novo local acrescentou elementos faltantes na Praça.
Citação de Dasha Paramonova, CEO da Strelka Architects:
“Os viadutos são estruturas de engenharia segregadas do ambiente em que estão inseridas, que deveriam ter sido devolvidas à cidade. Nós não queríamos mascará-los, mas o contrário, enfatizar sua natureza brutal. Uma solução possível era criar uma pista de skate. Pareceu-nos ideal porque se em Berlim as pessoas já estão preparadas para sentar em cafés sob viadutos, em Moscou ainda há um estereótipo que torna isso impossível aqui”.