- Área: 1300 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Tuca Reines
-
Fabricantes: Dix metal, Legno, Lumisystem, Wood design
Descrição enviada pela equipe de projeto. Criada para abrigar um casal jovem com 2 filhos, a Casa Flamenco foi projetada para integrar o jardim com toda a área social através da utilização de grandes esquadrias deslizantes em alumínio e vidro que permitem transparência, abertura total dos ambientes e a invasão do verde jardim tropical. Painéis de madeira nogueira clareada, valorizam o corredor de circulação que liga visualmente o jardim frontal aos espaços de lazer no fundo do terreno e tornam os ambientes integrados ou reversíveis de acordo com a necessidade.
Fachadas revestidas em massa branca, terraços verdes e uso de materiais naturais como pedra, granito rústico, decks, painéis e brises de madeira compõe a volumetria e garantem privacidade e ventilação natural, além de criar uma linda luminosidade interna. Incluímos estratégias bioclimáticas ao projeto, como uso de lajes verdes no paisagismo, películas protetoras nos vidros, painéis fotovoltaicos que absorvem a energia solar e a convertem em calor, aquecendo a água de chuveiros e torneiras e criamos um sistema de ventilação cruzada nos ambientes, proporcionando maior conforto climático e movimentação de ar dentro da residência, reduzindo o uso constante do ar-condicionado.
O Reuso de água é feito por uma cisterna de coleta de água pluvial utilizada na irrigação do jardim. Casa de estilo contemporâneo, com 1300 m2 de área construída distribuídos em 3 pavimentos. No pavimento térreo estão as áreas sociais, Living, Escritório, Home Theater e a paisagem composta pela piscina na lateral da casa envolvida por várias espécies tropicais. O acolhimento para as suítes e sala íntima do pavimento superior são dados pelos brises em madeira natural e no subsolo ficam as áreas técnicas, serviços e garagem. A área de lazer se concentra na edícula da casa onde estão a brinquedoteca, sala de ginástica e sauna.