-
Arquitetos: depA; depA
- Área: 2200 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto dos 3 edifícios pré-existentes encontra-se localizado na Alta de Coimbra, inserido na área de proteção à Zona Patrimônio Mundial da UNESCO.
O projeto propõe uma intervenção global nos três edifícios articulados por um logradouro comum, procurando um equilíbrio entre a necessidade de intervenção profunda nos edifícios pré-existentes para a sua adaptação às exigências próprias de um edifício contemporâneo e as pesadas exigências legais e, ao mesmo tempo, o cuidado que uma intervenção deste tipo deve manter perante a sua envolvente, a sua relevância histórica e o seu grande valor arquitectónico e construtivo.
Propõe-se assim uma intervenção que preserva ao máximo as características originais e de valor patrimonial do edifício da cota alta e do edifício da cota baixa, clarificando os seus elementos dissonantes e fazendo apenas as necessárias adaptações ao novo programa, adaptações essas que se querem assumidas, no detalhe e no desenho, mas ainda assim em diálogo com o existente, na lógica desse desenho e dos materiais.
Por sua vez, as características e o mau estado de conservação do terceiro edifício ditaram uma intervenção mais profunda com a sua demolição interior quase total, garantindo-se contudo a permanência das fachadas e cobertura. Esta intervenção quis ainda, e principalmente, clarificar a diferença entre os três volumes correspondentes aos três edifícios e reforçando e clarificando três momentos: a casa da Rua José Falcão, o palacete da Couraça de Lisboa, e um terceiro, que os une, de serviços, menos apalaçado e mais pitoresco, o do Largo do Hilário.