
- Área: 822 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Toshinari Soga (studio BAUHAUS)
-
Fabricantes: KIDS DESIGN LABO

Cultivando a independência
O projeto está localizado em uma área residencial em Zama, Kanagawa, Japão, e surge da necessidade de construir um novo espaço para que as 110 crianças na lista de espera possam ser contempladas. Recentemente, é difícil para as crianças brincarem criativamente devido à segurança excessiva dos adultos e à regulamentação muito rígida. O que é pior, na maioria das escolas, as crianças aprendem passivamente. Assim, a oportunidade de pensar e agir espontaneamente está diminuindo. Considerando esta situação, planejamos este espaço com o conceito “Cultivando Independência”, onde as crianças pensarão e criarão em meio a muitos desafios.

A primeira abordagem é colocar muitas aberturas. O prédio de um único pavimento é posicionado a fim de gerar jardins em todos os lugares, o que é diferente do layout geral que os edifícios são colocados no lado norte e espaços de jardim no lado sul. Através desse planejamento, muitas aberturas são feitas, espaços pequenos que instigará a curiosidade e criatividade.

A segunda é fazer muitos movimentos para cima e para baixo. No exterior existem várias pequenas montanhas e no interior existe uma rede de escalada. Isso dá às crianças chances de criar novas apropriações, que não podem ser geradas apenas em lugares planos. Através destes elementos, a força física das crianças será desenvolvida enquanto estiver brincando.

A terceira é estimular as crianças a terem interesses no mundo exterior. As salas principais estão abertas para o exterior com portas que podem ser totalmente abertas, cujos beirais ficam mais altos e mais largos para o lado de fora. Então os ventos e a luz entram naturalmente. Levar a natureza para dentro fará com que as crianças tenham interesse no exterior e as incentivará à brincar lá fora. Através das portas e janelas, vários tipos de árvores podem ser vistos. Em qualquer época do ano, as crianças podem sentir a mudança da natureza em sua vida diária, como acompanhar os frutos e folhas que caem, cultivando seu senso de admiração e sensibilidade.

Desta forma, tanto dentro como fora, o ambiente é mutável. As crianças têm mais chances de encontrar algo novo e divertido para brincar. Ao compartilhá-lo com seus amigos e criar uma nova brincadeira, sua independência será cultivada enquanto estiverem brincando naturalmente.
