-
Arquitetos: Aires Mateus
- Área: 792 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:João Guimarães, Francesco Martello
-
Fabricantes: panoramah!®
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada num cume acima do estuário de Lisboa. Faz face a Basílica da Estrela de um lado e o rio do outro. A casa, com um extenso programa, requer o uso de duas circulações: uma interior e outra exterior, alternando para facilitar a independência dos pais e de seus filhos. O projeto revive a forma de uma residência tradicional de frente para a rua, neste caso totalmente em concreto aparente, tanto interna como externamente. Assim, abre-se através da relação entre seus espaços constituintes.
A transparência horizontal liga o jardim à rua no mesmo nível da sala de estar. O dormitório principal se abre para um espaço de pé-direito duplo que enquadra as vistas para o jardim. O nível do quarto das crianças se abre para um corredor de um lado e uma varanda do outro.
A sala de estar superior é um terraço que orienta as vistas através de uma abertura produzida pela interseção de um cilindro no telhado, definindo as vistas de ambos os lados. A piscina no terraço comprime o teto da sala, organizando seu espaço.