Descrição enviada pela equipe de projeto. Singkawang é uma cidade pequena, localizada em West Borneo, na Indonésia. Demograficamente, Singkawang consiste em três grandes etnias: Tionghoa (indonésio - chinês), Dayak e Melayu que convivem lado a lado por muitas gerações. A diversidade torna Singkawang abençoada com abundante potencial artístico e cultural que ainda precisa ser explorado. Há vários eventos anuais importantes como, por exemplo, os festivais Cap Go Meh, Gawai Dayak Naik Dango, Ngabayon e assim por diante. Porém, o evento mais famoso que é visitado anualmente por turistas de todo o mundo é o Cap Go Meh.
Apesar dessas perspectivas culturais, a maioria das pessoas de Singkawang ainda é classificada com baixa renda. Hoje em dia, a geração mais jovem prefere sair de Singkawang para conseguir uma vida melhor. Respondendo aos problemas e abraçando os potenciais multiculturais, a organização sem fins lucrativos Singkawang Cultural Center Foundation nos contratou como arquitetos para intervir e redesenhar um dos mais antigos cinemas - quase inativo - em Singkawang.
O projeto em si, mais tarde chamado de Centro Cultural Singkawang, é pioneiro e serve como uma casa cultural, um centro comunitário que se tornou o centro de promoção e cultura em Singkawang, ele também fortalece os laços comunitários exibindo elementos da herança Singkawang através do projeto arquitetônico do edifício, cozinha,local, performances artísticas e arte visual exibidas no seu interior. Ele é um dos esforços de Tjhai Chui Mie como o prefeito de Singkawang (2017-2022) para criar sua visão e missão que é a Grande Singkawang, concentrando-se no desenvolvimento da economia criativa.
Espera-se que o projeto seja um gatilho para o desenvolvimento do turismo econômico e cultural através de sua arquitetura e programas. Também como um dos destinos turísticos capazes de retratar Singkawang e suas pessoas. O processo de projeto concentrou-se em reparar o antigo cinema, criando um novo ambiente na cidade, enfatizando os materiais disponíveis localmente (tijolos vermelhos de Singkawang) e respondendo às condições climáticas. Todas essas abordagens de projeto foram feitas sem interferir na forma do próprio cinema antigo.