- Área: 350 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Federal Studio
-
Fabricantes: Associés successeurs des Ateliers Casaï SA, Balzan & Immer SA, Restorex Cuisines Professionnelles SA, Scholl-Métal SA, Steimer SA Menuiserie Charpente
Descrição enviada pela equipe de projeto. O recém-construído centro recreativo conhecido como “Jardin Robinson” ocupa uma posição estratégica cercada pelas margens arborizadas do Rio Ródano por um lado e as instalações públicas do distrito de Lignon com uma representação emblemática do uso do concreto nos anos 60 do outro.
O edifício está localizado em uma encosta íngreme entre a escola Lignon e um caminho pedonal que leva às margens do Rio Ródano. Essa posição exigiu o projeto e a construção de uma nova rampa de acesso localizada na entrada principal do prédio para facilitar a acessibilidade.
O projeto propôs um volume dobrado em resposta ao seu contexto, bem como requisitos de mobilidade nas proximidades. O edifício foi projetado para integrar a transparência e as aberturas visuais com o meio ambiente. As plantas e vegetação externas são internalizadas com as grandes fachadas de vidro. O edifício projetado para utilidade pública expressa uma identidade forte, privilegiando a relação entre a paisagem exterior e interior.
A distribuição do programa é qualificada pelo uso de divisórias móveis permitindo uma flexibilidade de uso de acordo com as múltiplas atividades dos usuários. A área principal das salas de atividade tem uma cozinha com acesso à galeria. Uma área central perfurada por quatro janelas permite o controle visual entre as áreas de lazer das crianças, o mezanino, a oficina, a entrada e o escritório de administração.
As fachadas de carvalho são compostas por planos oblíquos reinterpretando o grupo de árvores que estruturam o local. O telhado, acessível a partir do exterior, abriga trinta hortas urbanas e uma fonte, e é concebido como um local de encontro aninhado em meio às copas das árvores.