- Área: 241 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rogério Von Kruger
-
Fabricantes: Bernardino Gesso, Mosaico Ladrilhos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pop Up é um conceito atual em que uma marca apresenta uma curadoria exclusiva associada à sua identidade, num evento de duração determinada. O desafio do design foi criar um misto de loja e galeria que comportasse 250 peças de técnicas e origens variadas com a “cara” do CRAB — a casa referência do artesanato popular brasileiro.
A expografia da Galeria Pop Up encontrou relações entre o universo dos artesãos e a arquitetura do edifício histórico que o CRAB ocupa — o Palacete do Visconde do Rio Seco, que data do final do século XVIII. Na antiga garagem de carruagens, as estátuas de terracota, que representam a indústria e a sabedoria, foram integradas à expografia num diálogo histórico e estético. Os ladrilhos hidráulicos, originais do piso, viraram expositores que, junto a tijolos, balaústres, troncos e telhas, conectam o público à história dos artesãos e do Palacete.
O projeto gráfico foi inspirado no repertório de imagens das obras, criando uma família de formas que representam traços gráficos comuns à cultura popular brasileira. Elementos como o sol, a lua, o mandacaru e grafismos indígenas estão amarrados por uma tipografia de cordel.
Pintados na galeria, tais elementos criaram um espaço colorido e onírico, organizando e valorizando cada conjunto de obras — uma imersão nas cores e símbolos que emergem do imaginário das artesãs e dos artesãos em exposição. Situado na Praça Tiradentes no Rio de Janeiro, O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro - CRAB foi criado para ser uma plataforma de reposicionamento e qualificação do artesanato brasileiro em sua diversidade regional.