-
Arquitetos: Studio TOTALE
- Área: 55 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Maria Chiara Gatti
-
Fabricantes: ALAF, Tanga Cement PLC
Descrição enviada pela equipe de projeto. Maji Moto é uma vila no norte da Tanzânia, na área de Arusha, perto da montanha Kilimanjaro. A casa do médico precisava manter o centro médico em funcionamento, conceder acesso a tratamentos básicos de saúde para a população, permitindo moradia para aqueles que trabalharão no dispensário.
O edifício em si é um protótipo para tecnologia sustentável e distribuição espacial. A superfície de 30 metros é dividida em quatro módulos iguais: três espaços interiores (dois quartos e um salão), um espaço exterior (área de cozinha). Este espaço ajuda a evitar a intoxicação por fumaça causada pelo hábito comum de cozinhar em ambientes fechados. Está coberto e aberto para criar um diálogo com os outros edifícios e entorno natural.
A varanda é um filtro entre o espaço público e privado. O projeto é construído com materiais locais: terra, pedra e cascalho. As paredes são construídas em C.S.E.B (Compressed Stabilized Earth Blocks, uma espécie de tijolo de adobe). O uso de madeira é mantido no mínimo necessário. As tecnologias envolvidas são de baixo custo, rápidas e fáceis de construir. Nosso objetivo era misturar tradição com padrões contemporâneos para promover algumas inovações pequenas, mas eficazes.