- Área: 500 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Gabriel Castro / Reverbo
-
Fabricantes: Ambi Brasil, Interface, Omega Light, Securit, Uniflex, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mais de 30Km de mangueirinhas de PVC, trançadas manualmente por uma família de artesãos locais, dão o tom do escritório de tecnologia Letras, responsável pelo site de letras de músicas mais acessado do Brasil, o letras.mus.br. O site conta com um acervo de 2.5 milhões de músicas e, a cada mês, recebe mais de 90 milhões de visitas por pessoas diferentes.
O escritório do Letras está em Belo Horizonte. A capital mineira tem se consolidado como um importante pólo de tecnologia da informação e conta, por exemplo, com uma potente comunidade de startups (San Pedro Valley) e com a presença de um dos poucos escritórios de engenharia mundiais da Google onde são desenvolvidos os códigos de sua ferramenta de busca.
O projeto de arquitetura integra as três cores da paleta da comunicação visual do Letras - verde, laranja e roxo, dando prioridade ao uso de vários tons de verde como uma continuidade cromática em relação aos jardins presentes em toda a face sul do escritório, e que é uma situação única entre os pavimentos-tipo do edifício.
Dois materiais, um como contraponto ao outro, contribuem diretamente para a espacialidade e as diferentes ambiências do escritório: a madeira em painéis lisos, utilizada nos espaços fechados; as mangueirinhas de PVC, como forros e divisórias nas áreas de trabalho e de descompressão. Nos dois casos, a escolha do material é integrada à solução de tratamento acústico.
O escritório ocupa uma área de aproximadamente 500m2 em torno do núcleo central de um edifício corporativo, em três alas que abrigam, sucessivamente: os espaços administrativos e salas de reuniões, mais compartimentados e com maior nível de controle de privacidade; as estações de trabalho, reuniões informais e recepção, ao centro; e os espaços de alimentação e descompressão, que tem como extensão natural o terraço-jardim, para o qual foi criado o acesso, antes inexistente.
No universo do Letras, que inclui música, constelações, padrões gráficos e tipografia, uma atmosfera alegre, acolhedora e de liberdade foi trabalhada através da interação entre luz e materiais proposta pelo lighting design, sempre integrado à arquitetura e à iluminação natural. As cores da marca estão presentes na arquitetura e no design de interiores, e, somadas aos materiais, táteis, são destaque nos diversos espaços do escritório, de forma a reforçar uma experiência viso-espacial e cinestésica.