- Área: 170 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Cristiano Bauce
-
Fabricantes: Cosentino, Blum, Carrier, Elettromec, Interpam, Rinnai, Salice, ZEN
Descrição enviada pela equipe de projeto.
A premissa para o projeto do apartamento era modernizar o espaço através do novo layout, do conceito, no uso dos materiais e na iluminação. O desejo do proprietário, amante do surf, era uma atmosfera vibrante e colorida, que deixasse seus amigos a vontade nos momentos de confraternização.
Como prioridade desse novo ambiente, a integração da cozinha ao estar. Para deixa-lo mais amplo e fluido algumas estratégias foram tomadas. A incorporação do espaço do quarto de serviço à zona social, além de aumentar a área, criou um estar cujo formato permitiu visuais da cidade a partir da bancada da cozinha. Também gerou espaço suficiente para a inclusão de uma mesa de sinuca, um pedido inicial que contribuiu para o espírito lúdico e divertido almejado.
O apartamento dos anos 1970 nunca havia sido reformado, possuía aberturas de madeira de alta qualidade, assoalho de ipê na zona social e piso de tacos em madeira marfim nos quartos, que foram preservados, renovados e completados onde necessário. Um deck em réguas de Cumaru nivelou o piso da sacada ao do estar.
Na cozinha, mobiliário, piso e bancadas em tons de cinza ganham o contraste do revestimento das paredes, um mosaico de composição aleatória feito com ladrilhos hidráulicos em tons de azul e cinza. A retirada da porta que levava ao serviço faz com que o espaço receba luz e ventilação natural, além de amplia-lo. O forro nessa área é rebaixado para esconder os dutos das 2 coifas instaladas na cozinha, uma para cooktop, outra para a churrasqueira a gás. Uma luminária de 3 metros de comprimento fornece a luz artificial geral para a cozinha, que é complementada por outras luminárias, embutidas no mobiliário e nas coifas.
Na suíte, resultado da integração de um segundo dormitório, gerou-se espaço suficiente para o acréscimo de uma ‘zona de leitura’ e um closet.
O corredor que leva aos quartos ganha destaque através um forro ripado, em madeira louro freijó, que, ao mesmo tempo que marca a transição das zonas, esconde os dutos do sistema de ar condicionado. Na parede, recebe um painel na mesma madeira, que minimiza a presença das portas de acesso a um armário e ao lavabo – revestido em pedra natural – e se estende até a porta de entrada principal do apartamento. Esses revestimentos, ao mesmo tempo em que determina uma atmosfera diversa à circulação, acaba por reforçar a percepção de fluidez dos espaços. A iluminação instalada no forro usa spots com sistema magnético que permite direcionar facilmente a luz para qualquer ponto desejado, possibilitando reconfigurações.