- Área: 193 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:do mal o menos
-
Fabricantes: BRUMA, O/M Light - Osvaldo Matos, Oli, Sanindusa
Descrição enviada pela equipe de projeto.
Habitar uma casa passa por entender os espaços e apropriarmo-nos destes em função do seu carácter. Com esta linha de pensamento como premissa base, o desafio traduz-se na clarificação espacial da habitação, de forma a melhor estruturar a demarcação entre as zonas ‘social’ e ‘privada’.
A existência de um eixo longitudinal muito forte que separa os espaços de cozinha e instalações sanitárias do restante programa, levou a que a proposta se organizasse a partir da força desse elemento.
Portanto, é com base nesse eixo, e uma vez que o apartamento se encontrava bastante fragmentado, que se reorganizou o seu programa.
Num extremo tínhamos uma suíte junto ao espaço de cozinha. No outro extremo, tínhamos os restantes quartos.
Com a proposta apresentada procurou-se reunir os quatro quartos numa das extremidades desse corredor, bem como criar no antigo espaço de suíte, um espaço de refeição em estreita comunicação com a cozinha e sala de estar.
Desta forma, obtivemos um programa claro, que se encontra disposto em dois polos comunicantes através de um eixo-corredor, ao longo do qual se desenha um corpo contínuo de armários para arrumação.