- Área: 90 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ben Blossom
-
Fabricantes: ID Systems, Millboard, Naked Doors, Reeve Wood, Shou-Sugi-Ban, White polished
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Algiers Road é um anexo nos fundos de uma casa de família em Londres projetado pelos arquitetos do grupo Gruff. A intervenção de madeira e concreto renova e adiciona 30 metros quadrados à casa vitoriana e foi construída com pouco mais de £160k.
A demanda do cliente era para uma sala de estar ampliada com espaços familiares íntimos que permitisse entretenimento durante todo o ano. O projeto joga com a ideia da lareira como o ponto focal de uma casa, usando uma duplicação desse elemento para criar uma conexão fluida entre o jardim e a residência, atraindo o exterior para dentro e o interior para fora.
A dupla de chaminés de concreto tornou-se parte integrante do projeto e é um sólido elemento escultural no centro do anexo. Este é cercado por um revestimento de madeira tipo lariço carbonizado que se dobra sem problemas na pérgula e decks, criando um perfil distinto que acentua o volume de concreto. A abertura é vedada por painéis deslizantes que oferecem vistas longas e desobstruídas da casa para o jardim.
A volumetria explorou o terreno escalonado ao longo da estrada de Argel. Isso deu ao projeto uma altura de beirais generosa, além de manter as limitações de altura no limite inferior, resultando em um perfil de telhado tipo dente-de-serra.
Dentro do anexo, os arquitetos ofereceram uma variedade de espaços, incluindo uma cozinha, sala de jantar, sala de leitura e uma área de estar rebaixada. Uma paleta de materiais quentes combinada com uma série de mudanças de nível, conscientemente demarca as áreas de plano aberto. Os acabamentos de concreto azul polido dão uma sensação íntima e contemporânea.
A Algiers Road oferece um anexo convidativo, aberto e multifuncional. O exterior, com os decks ao ar livre e a lareira, o projeto incentiva o entretenimento e o relaxamento nas noites de verão. Já o interior proporciona uma variedade de espaços aconchegantes e flexíveis para a família.
O diretor do Gruff, Rhys Cannon, afirmou que "há algo de bom no telhado ondulante e lúdico, juntamente com os fortes sólidos de concreto que costuram os dois lados do anexo e o jardim juntos. Tendo concluído o projeto e conversado com os clientes sobre como eles usam seu novo espaço, fica claro que suas noites familiares foram transformadas pela lareira de concreto ao ar livre, com a iluminação do fogo. Inclusive, assar marshmallows se tornou a atividade favorita após o jantar. Ao passarem algum tempo no espaço, começaram a perceber todos aqueles pequenos detalhes materiais, entroncamentos e sutis qualidades escultóricas que unem tudo do exterior para o interior. Um projeto cauteloso é parte do nosso trabalho como arquitetos."