-
Arquitetos: Gianni Botsford Architects
- Área: 252 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Edmund Sumner
-
Fabricantes: Abbey Pynford, Cantifix, Dinesen, Liquid Design, London Swimming Pools, Roles Broderick Roofing, Sitem srl, Sky-Frame, SteelOne srl, TECU®, Tischlerei Lobis, Züblin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um pavilhão com telhado de cobre em um jardim urbano escondido, a Casa em um Jardim, de Gianni Botsford Architects, é uma residência bastante incomum cujo acesso é realizado por uma passagem estreita ao lado de uma casa de 1840 de Notting Hill. O projeto envolveu a demolição de um bangalô de 1960 e sua substituição por uma casa em grande parte subterrânea.
Externamente, o componente mais visível da casa é seu pavilhão com um telhado revestido de cobre. Dentro, o teto é composto por uma complexa estrutura de madeira laminada de abeto cuja dupla curvatura leva a um óculo envidraçado. A cobertura parece flutuar acima de uma sala de estar cercada de paredes de vidro, trazendo uma sensação de leveza ao conectar o interior da casa ao jardim e ao contexto urbano.
O cobre aparece em toda a casa, nas superfícies da cozinha do térreo e no detalhamento dos ambientes abaixo, dando um sutil tom aconchegante ao interior. O contraste entre os tons frios e quentes, como da madeira Douglas Fir e do mármore Carrara esculpido, aumenta a qualidade sensorial dos espaços subterrâneos, assim como o jogo cuidadosamente estudado de luz e escuridão. Existem dois níveis abaixo do piso térreo. Os quartos estão imediatamente abaixo do solo, enquanto há uma área de estar / galeria generosa com uma piscina de 10 metros de comprimento em um nível mais abaixo. Os poços de luz e as claraboias foram projetados para otimizar a luz natural que incide no topo para as paredes dos pisos inferiores.
A introdução da luz natural a uma profundidade de até oito metros foi um desafio, especialmente porque o terreno da casa é estreito e voltado para o norte. Ferramentas de análise digital foram usadas para investigar as possibilidades tridimensionais que a luz oferece para gerar a forma e a organização do edifício. A Casa em um Jardim reflete as preocupações de Gianni Botsford Architects com a manipulação da luz natural ao longo do dia e das estações, enriquecendo, animando e, em última análise, definindo a natureza da arquitetura. Gianni Botsford descreve a casa,
“Construir com luz e escuridão é trabalhar com o que um contexto oferece - um conjunto único de restrições e oportunidades. Moldado e ditado pela luz e sombra que o cercam, o telhado em forma de tenda cria um novo espaço para a vida acontecer na casa - um que vira as costas para os grandes volumes que circundantes e abraça o terreno”.
Cada peça individual e única da estrutura do telhado de madeira curva-se em três direções e foi pré-fabricada nas Dolomitas a partir de modelos tridimensionais fornecidos pela Gianni Botsford Architects. As peças foram levadas para o local e colocadas em suas posições por guindastes em oito seções. Gianni Botsford resume o conceito da cobertura: “Projetada, modelada e fabricada usando processos digitais e manuais, um alimentando o outro, a intensidade da complexa estrutura do telhado de madeira contradizem a sua escala e caráter domésticos”.