-
Arquitetos: Gautschi Lenzin Schenker Architects
- Área: 290 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Andreas Graber Photography, Zürich
-
Fabricantes: Haga, Hunziker Schreinerei, Keller AG Ziegeleien, Liapor, Maler Crivellotto AG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada junto ao acesso do vilarejo, esta casa de família ocupa uma posição de destaque, transformando-se em um ícone, o portal de entrada desta pequena cidade. Os mais diversos estilos arquitetônicos coexistem neste contexto urbano isolado e remoto, e por isso mesmo ela se destaca do seu entorno, um objeto arquitetônico simples e atemporal.
O edifício foi projetado como um volume prismático de pedra. Parte da fachada foi construída em concreto aparente enquanto que a outra metade foi erguida em alvenaria e rebocada. As suaves nuances de cores proporcionam um leve desequilíbrio na harmonia deste bloco homogêneo mas ressaltam a simplicidade de suas formas. O terraço aberto no pavimento superior, assim como as diferentes aberturas das janelas, foram recortadas neste volume sólido e massivo, reforçando a tectônica de sua expressividade formal.
Parte das paredes externas foram construídas com apenas uma fiada de tijolos além de uma camada de isolamento. O volume que contém o espaço central de convívio e o terraço, por outro lado, foi construído em concreto aparente isolante. Estes dois materiais escolhidos servem para reforçar a expressão monolítica do volume da casa. Os montantes das janelas, instaladas no interior destas paredes, revelam a espessura de cada material, expondo assim a própria estrutura do edifício. Todas estas molduras foram acabadas em madeira maciça além de parte dos outros componentes incorporados às aberturas. Sua superfície refinada, seus tons e cores acabam por reforçam ainda mais o contraste entre os materiais da fachada, mais frios e impessoais, e a madeira das aberturas, mais quente e íntima.
A planta do térreo da casa foi dividida ao meio através de uma ampla e contínua escadaria. Um apartamento com acesso independente foi implantado de um lado para receber a casa dos avós, enquanto que do outro lado uma sala de jogos e um espaço multiuso fazem parte do apartamento da família. A escada serve para conectar este primeiro espaço tanto ao porão quanto ao primeiro pavimento.
A suíte principal, a cozinha, a sala de estar e jantar, bem como o terraço coberto encontram-se no pavimento superior. A topografia ao redor da casa foi deixada intocada e em seu estado natural. Árvores frutíferas povoam o jardim e um pau-ferro cria uma proteção, um filtro entre a casa e a estrada principal. A garagem, isolada no lote, foi concebida como um objeto independente.