-
Arquitetos: VTN Architects
- Área: 252 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em uma nova área residencial da cidade de Ho Chi Minh, com um parque no seu lado norte. É raro ter a oportunidade de obter um terreno nesta cidade que está junto a um espaço público verde. Portanto, focamos em desenhar uma casa que se convertesse em uma extensão do seu entorno ao integrar o verde do parque no espaço interior da moradia.
Criou-se um grande vazio ao cortar o volume nos três níveis, na direção diagonal. No térreo, o vazio serve como sala de estar, aberta ao parque, no pavimento superior como uma habitação familiar coberta da cor verde. A fachada que rodeia o vazio está coberta por plantas. As persianas proporcionam sombra no pavimento superior. O vazio incorpora elementos de circulação e elementos naturais como plantas e árvores, proporcionando às habitações privadas mais luz natural. Além disso, confere uma sensação de continuidade do parque aos três pavimentos da edificação. A residência tem como objetivo criar um entorno similar a um bosque, apesar de estar no interior.
Em contradição com os espaços comuns, os privados, como os dormitórios, são posicionados em volumes sólidos. Plantar árvores na abertura desde volumes bloqueia a luz solar direta, refrigera o vento e ilumina o espaço interior com verde.
O vazio que se abre diagonalmente produz um efeito chaminé, trazendo ventilação natural para a casa. Desta forma, minimiza-se o uso do ar-condicionado. Ao caminhar pelo espaço, o usuário sentirá que o vento se move desde a sala de estar até o pavimento superior da casa. A fachada verde alivia o intenso sol do clima tropical. O modelo converte-se em um precedente para a moradia em tais condições climáticas.
Esta casa é um dos últimos projetos de uma série de moradias chamada: "House for Trees" (Casa para árvores). A escassez de espaços verdes no Vietnã está causando problemas ambientais tais como inundações urbanas, superaquecimento e contaminação do ar. Apresentar uma solução a este problema é um desafio urgente que a arquitetura deve abordar. Os arquitetos de VTN integram a vegetação o máximo possível, inclusive em casa pequenas, criando áreas do parque na cidade e eventualmente fazem com que a "edificação verde" se estenda ao redor do mundo.