-
Arquitetos: IDIN Architects; IDIN ARCHITECTS (Jeravej Hongsakul, Saralee Sittigaroon, Supachai Phiromrach, Sakorn Thongdoang)
- Área: 127 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ketsiree Wongwan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Residência JB trata-se de uma moradia para um casal que não pretender ter filhos, portanto, para somente duas pessoas. O fato interessante é que cada um tem seu próprio mundo privado e estilos de vida muito diferentes, mas ainda assim conseguem conviver em harmonia. O homem se interessa por fazer pães e tirar fotografias, seu lugar principal seria a ilha da cozinha, enquanto sua mulher, que trabalha com livros e ama o desenho, queria um grande mesa de trabalho para ler e escrever. Os arquitetos utilizaram o conceito de que ambos pudessem se ver desde suas própria áreas de trabalho.
Devido ao pequeno terreno do projeto e o limite no orçamento o programa é dividido entre duas atividades principais nos dois níveis diferentes. No pavimento superior estão localizadas as atividades relacionadas à mulher e no inferior àquelas relacionadas ao homem. Os arquitetos posicionaram as duas funções principais na mesma posição vertical e usaram o vidro para a parte superior da mesa de trabalho da mulher, o que criou uma conexão visual com ilha da cozinha que está abaixo e permitiu a conexão visual entre eles enquanto realizam suas próprias atividades.
Além disso, o pavimento superior está no terceiro nível, onde é mantido privado e sem conexão com a área de convidados. Todas as áreas superiores estão cobertas com telas duplas de madeira que podem ser fechadas para maior privacidade e proteção contra o calor. Elas estão desenhadas de maneira que seja mantido um espaçamento entre cada uma para facilitar a manutenção. A maioria das paredes no pavimento superior foram desenhadas para serem estantes de livros. Acima delas, por sua vez, existe uma claraboia.