-
Arquitetos: Estudio Atemporal
- Área: 783 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:LGM Studio - Luis Gallardo
-
Fabricantes: Cemex, Comex, Coriat, Helvex, Rotoplas, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na selva de Tulum, este espaço se distancia dos demais lugares e esconde sua entrada para que seja conhecida apenas por quem realmente esteja buscando um terreno diferente, conservando sua linha de speak easy.
Neste espaço, uma sucessão de volumes de concreto emergem da terra para contrastar com a vegetação e criar uma série de pavilhões com uma materialidade pesada que por sua vez se torna uma estrutura aparentemente leve.
O projeto divide seu programa de acordo com os módulos que conformam o conjunto: dois pavilhões independentes que funcionam como áreas cobertas para comensais, uma área de banheiros oculta atrás do que poderia ser uma pirâmide e um balcão que se converte no coração do lugar, tendo atrás dele uma cozinha e demais serviços.
Através de elementos construtivos básicos: colunas, lajes, muros retos, curvos e diferentes alturas destes, é criada uma experiência diferente em cada um dos pavilhões, sempre em contato com a materialidade em sua mais pura expressão e deixando muito clara cada função, onde as lajes sólidas acolhem e protegem do sol e a chuva tropical sempre está presente na região.
Este espaço gera uma experiência muito particular e pouco óbvia como se tratasse do descobrimento de um terreno em ruínas dentro da selva, que nos faz questionar sua temporalidade, como se sempre tivesse estado lá.