Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de cinco pavimentos é o resultado vertical de uma casa unifamiliar em um pequeno terreno na cidade de Seul, na Coreia. Em menos de 100 m² e com contratempos exigidos pela legislação de estacionamento, esta casa alta e delgada cria uma "vida vertical", com diferentes áreas de piso.
Na Coreia, onde o setor imobiliário é uma das ferramentas de investimento mais eficazes, a compra de um apartamento é a maneira comum de aumentar os ativos. Viver em um apartamento com sala de estar, cozinha, sala de jantar e quartos em um único andar, é típico em Seul. Considerando o valor econômico dos apartamentos e a familiaridade da infra-estrutura, uma casa verticalmente empilhada com pequena área de piso é um tipo residencial provocativo nesta cultura.
O custo adicional baseado na construção complicada em um local pequeno, o aumento da área de envelopes interiores e exteriores e as reclamações dos vizinhos dentro do tecido urbano denso são os inconvenientes do desenvolvimento desse tipo de casa vertical. No entanto, recentemente, a casa vertical está em primeiro plano entre as pessoas que cresceram nos apartamentos nos anos 80/90 e buscam seus valores de vida em diversas qualidades espaciais que não podem ser alcançadas a partir dos apartamentos.
O projeto propõe coletar vidas verticais em uma casa unifamiliar além do valor de investimento justo. A casa é para cinco membros da família; marido, mulher e três filhos. Tem um estúdio para o passatempo do marido, a fabricação de móveis, além de uma sala de brinquedos para as crianças de 10, 8 e 6 anos de idade.
Dentro do volume, definido e maximizado a partir dos regulamentos de recuos e estacionamento, os programas necessários são dispostos em zoneamentos verticais. A sala de brincar das três meninas está localizado no primeiro andar, para que passem tempo juntas entre a escola e as atividades após a escola.
O estúdio de fabricação de móveis é colocado no lado da rua sul, adjacente ao estacionamento, para que o marido tenha facilidade de entrar e sair. O espaço para reuniões de família, como sala de estar, cozinha e sala de jantar, fica no segundo andar. Um quarto principal e o da caçula estão no terceiro nível, além de uma mini biblioteca e um closet. O dormitório da menina mais velha fica no quinto pavimento, com excelente vista, e o quarto andar funciona como segundo espaço de reunião com terraço, um quarto e banheiro.
Em vez de grandes e largas aberturas, as janelas finas são colocadas para iluminação e privacidade. A tela de tijolos foi aplicada na maioria das aberturas, exceto no sul.
A massa, escalonada por causa da legislação, tem mais de nove metros de altura e seu balanço sobre o estacionamento torna-se uma forma típica de construção na área de zoneamento residencial nesta cidade. Este projeto cria pequenos detalhes nos principais elementos que definem o edifício: o "arco" do balanço no estacionamento, a parede inclinada no quarto pavimento expandido para a entrada e as aberturas nas elevações. Estes são os detalhes que revelam sua identidade enquanto expressam sua aparência única.