-
Arquitetos: Balthazar Aroso Arquitectos
- Área: 264 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tiago Casanova
-
Fabricantes: Accoya, BMI Cobert, CIN, Dörken, Lunawood, Saint-Gobain, Sika, TERMOLAN, URBIMAGEM
Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação está localizada em terras rurais e tem sido utilizada para fins agrícolas desde sempre. Considerando o uso e o local onde está localizada, a intenção era criar um ambiente que integrasse a ação humana e a relação com a natureza, aproveitando não só os recursos paisagísticos como a exposição solar que, combinados, tornam o local tão privilegiado.
Assim, em total respeito pelo terreno, foram utilizados materiais da região no revestimento da edificação, como granito, madeira e telhas, à imagem das construções agrícolas existentes, procurando reinterpretar técnicas e costumes tradicionais, bem como certos espaços, estruturas e objetos, adaptando-os ao cotidiano atual e à novas experiências.
Em termos de distribuição programática e funcional, havia três diretrizes para a proposta. A primeira foi a orientação solar, que condicionou a localização das áreas de serviço ao norte para permitir uma melhor exposição dos dormitórios, posicionando-os na direção sul. Ao sul também está localizada a paisagem visual que se pretendia privilegiar, sendo esta a segunda condição orientadora da organização dos espaços e da localização das aberturas. O terceiro princípio foi a separação das áreas íntimas e social.
A edificação é, então, dividida em dois volumes, que se distinguem pela altimetria e pela inclinação dos telhados, e também abrigam diferentes funções. A entrada, marcada pelo jardim, situa-se no meio do volume principal permitindo, de forma simples, distinguir e separar a área íntima da área social. Esta separação é enfatizada pela criação de um pátio coberto exterior no sul que permite iluminar o átrio. O uso de tetos em várias alturas também pode criar sensações de compressão / descompressão e hierarquizar espaços, evitando a criação de barreiras físicas e melhorando a articulação entre funções, promovendo também a vida familiar.
Aspectos como ecologia, clima e sustentabilidade também foram significativos na concepção do projeto, tanto na criação dos espaços e aberturas como na escolha do sistema e dos materiais construtivos.
O resultado é uma casa simples, confortável e ecológica, onde a família gosta de viver.