- Área: 626 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: JOHNSON ACERO, Marmolería Virgen de Pompeya, Noval Aberturas, Patagonia Flooring & Decks
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência se encontra implantada dentro de um terreno privilegiado com grandes visuais aos pequenos montes do Vale de Punilla. Situado em um empreendimento fechado a noroeste de Córdoba, em Mendiolaza, possui uma topografia acidentada, com grandes desníveis, os quais nos permitiram brincar com dois volumes que se apoiam um sobre o outro e que, por sua vez, descarregam seus esforços sobre o terreno natural e que, em alguns momentos, ficam suspensos no ar gerando grandes balanços que reforçam a ideia de volumes monolíticos. Para alcançar essa imagem trabalhamos com concreto aparente in situ com armação fenólica. Este material é nobre, clássico, tradicional e de baixa manutenção, assim como a pedra que foi utilizada para as contenções das obras de terraplanagem e para o embasamento da casa.
Buscou-se relacionar o projeto com a paisagem por meio das visuais, gerando grandes superfícies envidraçadas com portas de correr que conectam o espaço interno com uma grande galeria e varandas, tanto nas partes mais públicas, quanto privadas da casa. Por outro lado, também se buscou a privacidade em relação à rua e os vizinhos através de grandes superfícies de concreto que protagonizam a entrada principal e fecham a varanda e pátios de ventilação que só podem ser acessados a partir do espaço privado. Além disso, graças ao jogo de volumes e desníveis, foi possível situar uma garagem para dois veículos e uma sala de jogos em um local visualmente protegido.
O programa foi distribuído da seguinte forma: na caixa inferior estão as áreas de uso social, como a entrada principal, cozinha, salas de estar e jantar, lavabo, galeria, churrasqueira, além das áreas de serviço, como garagem, lavanderia, dormitório e acesso de serviços. Na caixa superior está o setor privado da casa, com o espaço de estar íntimo, dormitórios e banheiros. Por último, duas grandes varandas acessíveis, uma a partir dos dormitórios e do estar com vistas às montanhas, e outra que funciona como um pátio fechado situado em cima da garagem, acessada pelo estar privado, que funciona como articulador e túnel conector entre ambos os espaços externos.
A relação entre a forma e a linguagem da arquitetura com o programa e função da residência foi o que desencadeou a ideia originária da casa, sendo a inspiração principal a natureza, com as suas visuais e o entorno imediato.