- Área: 27000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hufton + Crow
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Serie Architects, trabalhando em colaboração com a Multiply Architects, completou o Oasis Terraces, o novo Centro Comunitário e Clínica de Punggol, em Singapura.
O Oasis Terrace é uma nova geração de centros comunitários desenvolvidos pelo Conselho de Habitação e Desenvolvimento de Singapura para atender seus bairros residenciais públicos. É composto por instalações comuns, comércios e uma policlínica do governo.
O projeto da Serie Architects utiliza uma série de terraços ajardinados que se inclinam em direção à hidrovia como um dos elementos-chave para gerar atividades comunitárias. Estes jardins funcionam como espaços comuns, parquinhos infantis e um anfiteatro natural.
O telhado também é densamente ajardinado e possui canteiros de plantio para a agricultura urbana. Os jardins desempenham mais do que apenas um papel estético na comunidade, sendo também um projeto de horticultura coletivo. Reunindo os moradores para plantar, manter e desfrutá-los, os jardins ajudam a nutrir os laços comunitários.
Com vista para os jardins comuns, as áreas comunitárias como espaço para jantar, centro educacional restaurante e outros serviços da clínica foram colocados sobre as plataformas. Estes espaços estão diretamente ligados ao jardim com terraço, permitindo que as atividades de jantar se espalhem por essas áreas. Da mesma forma, as áreas de espera da policlínica desfrutam de vistas dos terraços e canais.
Uma grande praça protegida em frente às vias navegáveis cria um coração vibrante para a comunidade. Essa praça será usada para uma ampla variedade de atividades e eventos comunitários e fica no ponto de passagem das avenidas leste-oeste e norte-sul da cidade. Todas as circulações e rotas culminam culmina na praça.
Cada elevação visível do edifício é coberta com revestimento. Juntamente com os espaços de varanda que envolvem os restaurantes e a clínica, as plantas funcionam como um filtro ambiental entre os espaços exteriores e interiores. A arquitetura também é caracterizada por uma sensação de leveza e abertura, permitindo que a luz do dia e a brisa permeiem o edifício, promovendo o uso de ventilação natural.
Christopher Lee, diretor da Serie Architects afirma: “Nosso design remete às estruturas abertas comumente encontradas nas fachadas e corredores dos blocos de habitação da HDB dos anos 70 e 80. Transformamos esse precedente em um quadro leve e aberto que captura e acomoda diversos programas para a comunidade em um ambiente de paisagem - é uma estrutura arquitetônica para a vida comunitária se desdobrar”.