Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um local montanhoso em um bairro no norte de Toronto e cercado por casas tradicionais, o projeto é o resultado de uma comissão mista de alguns parceiros profissionais interessados em construir uma casa familiar.
Enquanto um sócio é atraído pelo design contemporâneo, o outro prefere o tradicional. Essa dicotomia surge em todo o processo de projeto e construção, oferecendo inúmeros desafios e oportunidades para soluções criativas.
Essa mesma tensão é frequentemente visível no mercado, especialmente no projeto generalizado de casas, onde a vida moderna, os interiores de conceito aberto e a expressão arquitetônica tradicional estão em desacordo um com o outro.
A Residência Pátio apresenta uma alternativa viável à casa padrão, pois é baseada em métodos básicos de construção, materiais tradicionais e elementos domésticos vernaculares para criar uma expressão arquitetônica contemporânea coerente.
A inclinação íngreme do terreno se tornou um desafio para implantar a casa. Em um esforço para manter a altura da edificação em relação aos seus vizinhos, o segundo andar se funde com a forma do teto para criar uma expressão inativa. No interior, os espaços dos dormitórios têm tetos inclinados e esculpidos que abraçam a forma exterior.
Escavando o nível principal da casa no solo permite que a entrada principal seja integrada na paisagem e também dá a oportunidade de construir uma bela escadaria frontal com grandes placas de pedras contemporâneas.
As grandes janelas e portas deslizantes facilitam a ventilação natural e diminuem passivamente a carga de resfriamento da casa em geral, enquanto fornecem luz natural abundante. A planta aberta permite que a família se estenda, enquanto as peças personalizadas criam espaços diferenciados dentro do conjunto. As grandes janelas e a configuração do pátio permitem que a casa seja vivenciada de muitos ângulos diferentes, tanto dentro como fora.
Localizada entre casas grandes e tradicionais em um bairro estabelecido, a obra integra e utiliza criativamente materiais tradicionais, como tijolos, telhas de cedro e revestimento de madeira em uma linguagem formal que reflete seus interiores abertos e contemporâneos, respeitando a cadência visual do bairro (linhas de telhado, endereço, estrada, etc.).
A expressão arquitetônica estabelece uma alternativa viável para a casa padrão de empreendimentos. Ela se baseia em métodos padrões de construção de estruturas de madeira, paletas de materiais tradicionais e formas vernaculares para criar uma linguagem contemporânea que seja coerente.
Ao contrário de suas edificações vizinhas, que também estão em grandes lotes, o térreo escavado da casa aproveita o grande terreno. Os componentes tradicionais e o desenho da casa são redistribuídos e reorientados em torno de um pátio central que aproveita o local único.
Portanto, sugere-se uma abordagem híbrida: em vez de uma estética moderna forte (teto plano, paredes brancas, etc.), é escolhida uma que utiliza materiais tradicionais e construção com as exigências da vida moderna. Em vez de alienar seus vizinhos, a casa os respeita.