Descrição enviada pela equipe de projeto.
Com o conceito industrial bem consolidado, buscamos referência nos materiais utilizados nas lojas e em escritórios da Hugo Boss pelo mundo. Foram utilizadas divisórias de vidro com caixilharia preta e paredes revestidas em madeira Pinus como pontos chave do conceito. Desenvolvemos, em conjunto com a Hauz, engenharia que nos convidou para participar da concorrência, um projeto em linha com a linguagem da multinacional.
Transmitir o conceito de uma marca tão consolidada para a sede na América do Sul foi sem dúvida um desafio. O material que deu personalidade ao escritório foram as telas metálicas e a marcenaria em tom cinza chumbo. Com uma malha não muito fechada, a tela metálica foi aplicada como um forro rebaixado e também como divisória na área da recepção, ambos com estrutura em tom cinza chumbo. Já no restante do mobiliário, a tela metálica aparece nas estantes de piso a teto na área do staff e nas estantes das salas dos diretores, como fechamento de fundo das mesmas. Estas aplicações complementam o conceito industrial, partido do projeto, e permitem manter a amplitude visual e passagem de luz. Também em parceria com a Hauz, desenvolvemos a marcenaria das mesas e gaveteiros dos diretores, staff e reunião seguindo o tom cinza escuro.
O local já tinha imenso potencial e se encaixava bem ao tom industrial, inclusive com pilares em concreto aparente e laje nervurada, que também foi mantida exposta; sem o revestimento, conseguimos disponibilizar um pé direito duplo na área do staff, o que deu amplitude ao escritório. A iluminação natural foi muito preservada neste conceito: aproveitando que o conjunto dispunha de grandes janelas, houve a preocupação em iluminar todos os ambientes possíveis com luz natural, minimizando áreas com iluminação exclusivamente artificial. Utilizando-nos desta premissa, fizemos as portas e frente das salas de reunião e das salas dos diretores em vidro e os poucos fechamentos executados são permeáveis (telas metálicas).
Foi mantida a sala de reunião no mezanino para 14 pessoas, assim como o conjunto de sanitários e copa interna já disponíveis do espaço. Para proporcionar áreas de reunião informais, propusemos uma copa aberta, separada da área do staff pela estante piso-teto, com um conceito de lounge, também presente nos escritórios da marca mundo afora. Para reuniões rápidas, mas privativas, foi feita uma sala menor de reunião no térreo para 6 pessoas.
As salas dos diretores foram cuidadosamente pensadas para atender às necessidades de cada diretor, mantendo da melhor maneira possível a simetria e proporção das mesmas. O resultado final que envolveu encontrar a tela metálica ideal junto à equipe de engenharia, viabilizar a construção de todo o mobiliário e adequar as novas salas dos diretores em tempo recorde foi muito recompensador.