-
Arquitetos: Hirner and Riehl Architekten, Stadplaner PartGmbB; Hirner and Riehl Architekten, Stadplaner PartGmbB
- Área: 1552 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Julia Schambeck
-
Fabricantes: Bruag, Kalzip, Stora Enso, Suttner Massivholzelemente
Descrição enviada pela equipe de projeto. Próxima ao município de Gilching, localizada entre um bosque e campos esportivos em Fraunwiesenweg, a construção de madeira maciça da nova estrutura educacional foi feita para oferecer quatro creches e duas turmas de jardim de infância.
O edifício é dividido em duas seções paralelas que estão ligeiramente desalinhadas umas com as outras e são conectadas por um hall espaçoso. A entrada localizada no centro do complexo marca o cruzamento entre o berçário, o jardim de infância e as áreas da comunidade. Uma escadaria aberta leva ao primeiro pavimento, onde está a sala de espera dos pais, que faz parte do espaço polivalente e pode ser amplamente aberta para eventos.
Em conjunto, esses espaços representam o núcleo do edifício e são projetados para facilitar a interação, a conversação e a troca. O berçário e o jardim de infância estão agrupados em torno de uma sala de aula no centro; eles podem ser usados como um espaço contínuo ou podem ser divididos em áreas demarcadas por móveis.
O resultado é um conjunto de espaços que podem ser ampliados livremente, para deslocamento e diversão, dedicados a diversas atividades e para atender às necessidades individuais de cada criança. Uma parede de atividades, com algumas perfurações, cria um espaço intermediário adicional de dois níveis com um teatro coroado por uma galeria de jogos que é acessada por escadas. Além de promover o desenvolvimento de habilidades motoras, essas "casas" estimulam as brincadeiras múltiplas e imaginativas.
Os banheiros das crianças estão localizados de costas um para o outro e servem como uma zona de amortecimento com isolamento acústico enquanto agrupam as instalações hidrossanitárias necessárias.