-
Arquitetos: Atelier PRO architects
- Área: 18980 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Petra Appelhof, Ronald Tilleman, Jan-Willem Jansen
-
Fabricantes: Alcoa, Braat, Brilliance, FEK metaal, KeraStone, Kumij, Louis Poulsen, Mitsubishi Electric, Saint-Gobain, VPT Versteeg, Vebo, Vlaq Groep, Wood Sensation, Zumtobel
Descrição enviada pela equipe de projeto. A fábrica de chapas de metal localizada no antigo estaleiro, em Vlissingen, e o terreno adjacente, foram transformados em um centro de atendimento residencial. O centro residencial conta com 55 apartamentos para atendimento de pacientes somáticos, 6 unidades de alojamento em grupo para residentes psicogeriátricos e 54 apartamentos de atendimento ou de moradia assistida. Além disso, o piso térreo abriga um restaurante, uma sala de treinamento e educação, estúdios, cabeleireiro, uma loja, uma sala de fisioterapia, um auditório de teatro e uma garagem.
Dando permeabilidade ao edifício existente
A fachada do edifício histórico foi aberta e parcialmente equipada com vidro. As portas grandes e pesadas foram abertas e uma "caixa" transparente foi adicionada no piso térreo. Existem agora três andares com espaços de estar. Volumes com apartamentos estão pendurados como objetos individuais no enorme espaço da fábrica.
Jardim de Inverno
As unidades de acomodação em grupo cercam um jardim de inverno. Esta acomodação em grupo foi organizada de forma mais parecida possível com um ambiente doméstico: somente após passar pela sala de estar é que alguém entra na área de dormir. Todos os apartamentos estão conectados internamente com as funções de serviço.
Interiores
Os arquitetos do Atelier PRO também projetaram o interior. O princípio básico aqui era criar uma atmosfera caseira e autêntica e evitar um caráter institucional. O passado do estaleiro industrial foi inequivocamente retido no interior, deixando visíveis estruturas pesadas e originalmente metálicas.
Soluções Funcionais
Os apartamentos são generosamente proporcionais e as instalações que garantem um bom atendimento foram incorporadas de forma discreta. Os guinchos para mobilidade dos pacientes, que são de uso da equipe médica, estão escondidos e, em caso de mau funcionamento, a equipe de manutenção não precisa perturbar a privacidade dos moradores. As instalações técnicas são colocadas discretamente atrás dos painéis no corredor.
Projetando para Diferentes Situações de Desenvolvimento Mental
Muito esforço foi feito para criar um lar para pessoas que portam alguma deficiência, permitindo-lhes passear em segurança em um jardim interno protegido e usando materiais especiais para estimular os sentidos. A organização interna do apartamento intencionalmente incentiva-os a deixar suas casas e voltar novamente com segurança.
Pensando no Futuro
A construção e a infraestrutura são projetadas de forma que as funções do serviço de atendimento possam ser facilmente adaptadas no futuro. São habitações que podem mudar com as fases da vida e que esperam pelas gerações futuras.
Marco Social e Espacial
Na área do antigo estaleiro surgiu um marco social e espacial. Apesar de estar localizado em uma área que sofre com a diminuição da população, o cliente, prestador de serviços de assistência da WVO Zorg, fez um esforço para desenvolver um ambiente que agrada ao público, construindo um lugar atraente para visitar, restaurando assim a subsistência urbana daquela área.