-
Arquitetos: Gustavo Penna Arquiteto e Associados
- Área: 6855 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Jomar Bragança
-
Fabricantes: B&M Consultoria em Esquadrias, Isolar, Oppus Acústica, Protherm
Descrição enviada pela equipe de projeto.
Valorizar o trabalho: essa é a principal bandeira do sindicato. Isso deve ser dito sempre, seja nas ações, nas palavras e nos gestos. O edifício do sindicato é um grande gesto que simboliza essa ideia–força. Quer ser presente na cena da cidade porque tem orgulho de sua missão. Quer ser aberto a todos os olhares, transparente e receptivo, porque não tem nada para esconder. Na sua praça interior cabem suas lutas e reivindicações.
Daí a ideia de criarmos o ambiente do fazer coletivo, tudo interligado, solidário, comprometido, simultâneo. A estrutura é limpa, simples e aérea. Na fachada oeste, a mais longa, as curvas do movimento lembram bandeiras alinhadas. O auditório se integra ao foyer e à galeria e gera um espaço contínuo para grandes reuniões e assembleias.
Os percursos são claros e diretos. Sem esconderijos nem labirintos, inspiram confiança. O edifício do Sindicato dos Metalúrgicos, com sua imagem forte e serena, quer representar o poder de coesão dos trabalhadores e a importância da luta pelos seus direitos.